28.11.08

Guns N' Roses - Chinese Democracy (Review possível)

"14 Years of silence, 14 Years of pain"
Foram estes os anos que os fás de Guns N' Roses esperaram por um álbum de originais.

Decorria o ano de 1999 e Axl começa a trabalhar no que seria anunciado como "Chinese Democracy".
Depois de marcar toda uma geração junto com Metallica e o movimento Grunge, após a banda morrer com o tempo por divergências de processo criativo, Axl prometia voltar!
Muita contorvércia surgiu à volta deste, pelos seus constantes adiamentos e tours canceladas, alguns pensavam que o álbum nunca iria ver a luz do dia.
Quem assim o pensou, enganou-se. Será que valeu a pena a espera? Não sei, mas pessoalmente encaro-o, ao ouvir, como um álbum que apenas saíu este ano e assim não vou para a audição deste com expectativas elevadas onde posso sair desiludido.
É bom? Se é bom! É muito bom! É magnifico! É a prova que Axl Rose sozinho também faz qualidade.

01 - Chinese Democracy - Musica que abre o álbum. Começa com o que aparentemente são populares chineses a conversar. Uma batida forte de Bateria dá a entrada para algo que se avizinha, algo grande. A guitarra começa e ainda reforça mais essa ideia. Penso que seria uma óptima musica para iniciar concertos. Uma música bem forte, com uma letra bem forte, o chamado "Raw Power" para os amantes de Appetite For Destruction.

02 - Shackler's Revenge - Esta é, certamente, a musica que mais evidencia as influencias Industrial da presente banda. Estranha-se ao inicio especialmente com o Riff de Buckethead mas penso que com o tempo a música cresce em nós e passamos a adorar! Há quem a compare à Silkworms (musica que não ficou na versão do álbum, penso que foi deixada pela banda em 2002). No solo, há ainda espaço para uma nota que se assemelha a um elefante e que para mim é sempre hilariante ouvir! ^^

03 - Better - Aqui está a primeira Épica do álbum ou pelo menos, a primeira que mostra algo épico na mesma. Tenho a dizer que adoro o trabalho de guitarra, especialmente no solo. "Just use your head and in the end you’ll find your inspiration" Linda.

04 - Street Of Dreams - LINDA, LINDA, LINDA! Já era apaixonado por esta musica nas Leaks (na altura, "The Blues" era o nome dela) agora tem algumas powerchords de guitarra a mais e veio trazer ainda mais magia à musica! É a Balada que mais gosto neste álbum, todo o trabalho de orquestra, guitarras, vocais...admito que já muitas boas lágrimas escorreram a ouvir esta musica.

05 - If The World - Também ela diferente da Leak onde nesta versão final retira muito o felling Reggae que esta tinha vindo da batida. Confesso que estranhei no inicio enquanto Leak mas já cresceu em mim para gostar dela (especialmente ao refrão) e os Riffs de guitarra espanhola também ficam muito bons na minha opinião. Ainda assim, é das que menos gosto no álbum.

06 - There Was A Time - Aqui está a Épica deste álbum que está certamente no meu Top 10 de todo o sempre. Nota positiva mais uma vez para o uso de orquestra que adiciona o tom épico. Tem para mim, dos melhores Solos desta década. Adoro a letra e a maneira como é cantada! "I would do anything for you" quando Axl grita estas palavras, transmite de uma forma perfeita o sofrimento que este parece estar a sofrer...é impossível ficar indiferente a esta, um Épico que ficará na história, tenho a certeza.

07 - Catcher in The Rye - Na Demo inicial contava com a presença de um solo de Brian May, mas o Axl preferiu deixar essa versão de fora. Contudo o solo, a cargo de Ron "Bumblefoot" Thal está bom e encaixa-se bem na melodia. Apenas não gosto da voz do Axl na parte em que diz "I wish I had more fun". Ainda há tempo para uns La la las mas embora também ela Épica, penso que não consegue ter o impacto das outras.

08 - Scraped - Começa com uns Oh's engraçados vindos de todos os lados. A melodia estoura e voltamos às letras típicas do tempo glorioso de Rose "Don't you try do stop us now!" só por aqui nota-se as semelhanças. Faixa que considero Hard Rock de boa qualidade...uma faixa divertida de se ouvir e mais uma para os amantes do tempo Hard Rock da banda.

09 - Riad N' The Bedouins - Esta segue a linha da sua sucessora embora com as pitadas de influencia Industrial. "But I don't give a fuck 'bout them 'Cause I am crazy" letras também elas bem vintage. Gosto.

10 - Sorry - Tenho pena que as backvocals do Sebastian Bach estejam muito baixo e praticamente só se consegue ouvir um grito deste (5:28) e se tiverem com atenção, no refrão. Seja como for, Guns N' Roses meet Pink Floyd num lago, basicamente. Faz lembrar Pink Floyd logo à primeira audição, Rock Progressivo também existe no Chinese Democracy! O "I'll kicked your ass like I said that I would" corta um bocado o momento por ser demasiado evidente na musica, ouve-se também um assobio interessante nesta parte. Uma das grandes musicas que são completamente novas neste álbum ^^

11 - I.R.S. - Junto com Chinese Democracy fazem parte das músicas de cariz politico (embora possa ser interpretada de muitas maneiras) . Cruza-se Épico com Hard Rock e temos um resultado impressionante! Gosto dos pequenos pormenores que foram adicionado posteriormente à ultima Leak. O refrão também é bem catchy. "There's not anymore that I can do"

12 - Madagascar - Mais uma Épica, cedo me apaixonei por esta, é absolutamente genial! A maneira como é cantada que mais uma vez reflecte o estado de espirito tendo em conta a letra e esta também ela genial. Axl Rose diz-nos "I'm gonna tell you a story" e perante os nossos ouvidos ouvimos uma mistura de quotes incluindo do famoso discurso de Martin Luther King. Esta musica arrepia-me por completo do inicio ao fim, desde que Dizzy faz soar o Riff de órgão que me faz lembrar um órgão típico de igreja, passando por Luther king que diz "He promised never to leave me, never to leave me alone!" até que a musica fecha com Dizzy de novo. É perfeita, dos pontos mais altos do álbum.

13 - This I Love - Uma grande surpresa para mim, deu-me vontade de chorar logo à primeira audição. Uma balada ao estilo Estranged com um solo poderosíssimo, uma orquestra poderosíssima, vocais poderosíssimos, um piano poderosíssimo e até temos a presença de uma harpa. É linda de morrer..."Please God, you must believe me, I searched the universe and found myself within' her eyes" diz Rose.

14 - Prostitute - A fechar o álbum, outra musica Épica. O inicio desta remete-nos para algo que vai acabar mas foi muito bom enquanto durou e acaba-se com felicidade. O felling da musica muda pouco tempo depois para algo mais triste onde os violinos têm um grande papel. Adoro a letra e acho que é perfeita para acabar o álbum e acho que encaixa perfeitamente na tracklist. "Where would you go if I told you I love you and then walked away" diz um Axl magoado. No refrão a musica eleva-se e os agudos que Axl manda são autenticas Cebolas perto dos nosso olhos.

Embora seja suspeito por esta ser a minha banda favorita, é dificil expressar sentimentos que se sente a ouvir o álbum, recomendo a toda a gente que o oiça nem que seja só por curiosidade histórica que este tem.
Os GN'R estão de volta e de volta para certamente marcar uma geração, fazer novamente as pessoas sonhar. Don't Try To Stop Them Now =)
Para mim, é o álbum do ano e espero que o Axl lance pelo menos mais um (já que é sabido que ele tem material para 3).

Nota: 9/10

_
Para quem o quiser escutar, Clique aqui.
Se gostares, compra o original que vale a pena! =D
_

6 comentários:

A Dama do Sinal disse...

Sim, um album que vale a pena :')

Obrigada Sr Ricardo por me mostrares Guns :) (e nao so xD)

anonimo-que-nao-se-sabe-o-nome disse...

a primeira coisa que aqui se devia ter dito é assim "o ricardo é gay"
mas pronto a parte de isso ta bonitinho o texto mas era por slash duff o paneleiro do mustain o tommy lee tudo junto. o mais provavel era passarem se tds e andar tudo a porrada mas pronto. a this i love ta LINDAAAAAAA aquele piano crlho

Ni disse...

O Senhor Ricardo tem blog :p

(ia perguntar muito surpreendidamente "TENS BLOG?!")
LOOL

T. disse...

Ninguém melhor para descrever o album que tu. xD Pink floyd num lago é copyrighted. =| Mas sim, o album está realmente bom, superou as minhas espectativas. OS Guns (?) souberam evoluir, desprender-se do típico hard rock e fazer um album bastante coeso de bom ROCK de seculo XXI.

Anónimo disse...

Pa , adorei a tua "crítica" *.*
Guns são também a minha banda preferida e este álbum, para mim, significa tanto.
A sério, adorei mesmo ;)
Tornei-me fã xD

Parabéns e continua :D

David Rodrigues disse...

Regresso em grande, análise justa e detalhada de todas as faixas.
Comprei em Barcelona no dia 22/11/2008 e desde então não consigo ouvir outra coisa. De cada vez que ouço parece melhor ainda.
This I love é poderosissíma, daquelas baladas intemporais.
TWAT vai ser o video de lançamento e estou expectante para ver.
Com ou sem os membros que fizeram história a verdade é que o talento mantém-se intacto.
Obrigado pela excelência musical Axl.